Senai Ariquemes discute implantação de novos cursos técnicos para 2014

O Departamento Regional do Senai Rondônia, por meio da escola Senai Ariquemes, realizou de 11 a 13 de setembro, na sede do Sindicato dos Madeireiros de Ariquemes (SIMA),o Ciclo de Comitês Técnicos Setoriais (CTS), para apresentação dos perfis profissionais e projetos pedagógicos dos cursos em florestas, multimídia e comunicação visual. Foram convidados para o Comitê, indústrias, poder público, sindicatos, órgão de classe, associações, acadêmicos e técnicos do Senai.

 

Os cursos vão estar na grade educacional do Senai de Ariquemes a partir de 2014. De acordo com Sérgio Moreira, diretor adjunto de Educação e Tecnologia da CNI, respondendo pela gestão do Sesi e Senai de Rondônia, a instituição deve envolver o segmento empresarial da indústria do estado nas ações de melhoria dos processos educacionais.

 

O objetivo dos CTS é discutir com representantes desses segmentos o perfil dos profissionais e quais capacidades técnicas devem ter para atender o mercado de trabalho em Rondônia. A discussão se faz necessária para, ao final da formação, os profissionais estarem aptos para atender a demanda apresentada pelas indústrias.

 

Para o diretor da Escola Senai Ariquemes (CEET José Fernandes Moura), Roberto Souza Tavares, os CTS vem ao encontro das necessidades do setor industrial. “O grande diferencial deste trabalho é a participação dos órgãos representativos, profissionais das áreas, órgãos regulamentadores, conselhos de profissão e empresários de cada segmento em questão, contribuindo para a construção do perfil desses cursos técnicos”.

 

A Gerente de Educação Profissional do Departamento Regional do Senai Rondônia, Catarina Augusta Vaquer, que coordena os trabalhos, reconheceu que é de grande importância ouvir os seguimentos para atender as necessidades e peculiaridades do setor, construindo assim o perfil do futuro técnico dos cursos em florestas, multimídia e comunicação visual.

 

Na quarta-feira (11.09), participaram do debate sobre as necessidades do profissional de florestas representantes da indústria madeireira, do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sedam), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

 

Empresários do segmento multimídia participaram da discussão do perfil do técnico em multimídia, na quinta feira (12.09). Na sexta-feira (13.09), foi a vez da participação de empresários de comunicação visual. “Dessa forma podemos ampliar de maneira democrática a educação técnica, fomentando o desenvolvimento dos setores comerciais, industriais e do Estado”, enfatizou Roberto Tavares, ao agradecer a contribuição de empresários, engenheiros, representantes do poder público, sindicatos e associações.

 

Munique Furtado

Assessoria de Imprensa do Senai (RO)

Telefone: (69) 3216.3467