Alunos da unidade Senai Vilhena contam com novo Laboratório Lego

 

A área técnica e a Supervisão da unidade Senai Vilhena informa aos colaboradores, que o laboratório para as práticas Lego está em funcionamento. A turma de Mecânica já participa das aulas práticas utilizando os kits didáticos da Lego.

O instrutor Júlio Cezar explica que a metodologia Lego Education possibilita o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, além de promover o relacionamento entre as pessoas.

Segundo ainda o instrutor esta ferramenta permite ao educador praticar ações para desenvolver motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção. “Essa metodologia inovadora contempla quatro fases: contextualizar, construir, analisar e continuar”, disse.

O diretor da unidade, Silvio Henrique Lattaro Leite falou da importância do projeto e agradeceu a todos os envolvidos, dentre eles, instrutores, supervisão. Leite fez um agradecimento especial para a equipe de manutenção da escola pelo excelente trabalho na estruturação da sala e na construção dos componentes necessários para utilização no laboratório. “O mais legal do trabalho em equipe é possibilidade de ver o melhor de cada um se transformar em excelência com a força de todos os integrantes” exaltou.

Leite finalizou com uma frase de Steve Jobs: “Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, e sim por uma equipe”.


   

Senai Marechal Rondon recebe novos painéis didáticos e capacita professores

Nesta semana, a unidade Senai Marechal Rondon recebeu seis novos painéis didáticos para a área automotiva. O projeto é uma iniciativa do Senai Departamento Nacional visando a padronização de todos os kits didáticos. A entrega dos sistemas também contemplou o treinamento dos docentes ministrado pelo representante da Didatec, Eliel Silveira.

 

De fabricação israelita, os equipamentos simulam sistemas embarcados nos veículos e vão ajudar a sedimentar a teoria para alunos, que consegue ver a interação a modificação dos parâmetros de temperatura do carro, velocidade e aceleração e como se comportam os sensores.

 

Segundo o instrutor os painéis têm o objetivo de deixar bem claro para os alunos como o sistema interage com os componentes inclusos. Responsável por habilitar os professores na utilização dos kits, Silveira falou que foram entregues apostilas com exercícios, procedimentos de uso e material teórico mostrando o funcionamento de cada componente do sistema.

 

O diretor da unidade Marechal Rondon, Helder Cavalcante, destacou o Senai, não apenas como uma instituição voltada à educação profissional, mas como uma é indutora de tecnologia. “Estes novos Kits didáticos, os mais modernos encontrados no mercado, vão complementar ou substituir os antigos. A meta desta direção é seguir as mudanças tecnológicas para atender as exigências e mudanças do mercado.”, disse.

 

Para o coordenador técnico da unidade, Cleber Melo, os novos equipamentos vieram para atender questões de inovação da área da tecnologia em sistemas de ABS, elétricos, injeção eletrônica, dentre outros. No ponto de vista do coordenador, os novos kits trazem ganho de aprendizado para os alunos. “Os novos sistemas vão atender os cursos de aprendizagem na área automotiva, qualificação e aperfeiçoamento profissional”, comentou.

 

Segundo o assessor técnico do Senai/RO, Gideoni Oliveira, o Senai Nacional está modernizando e padronizando os kits didáticos para que o perfil de um aluno de Rondônia seja igual ao a de um aluno de outros estados. Isso faz parte de um projeto abrangente do DN, do qual o Senai Rondônia participa como pioneiro na área automotiva. Esta modernização é fundamental para o perfil profissional do aluno, garante.

 

De acordo com a diretora regional Adir Oliveira, o Senai cumpre seu papel de indutor de tecnologia e formar profissional qualificados para o mercado de trabalho. Adir argumenta que os investimentos na aquisição de tecnologias de última geração fazem a diferença no resultado final das ações empreendidas pelo Senai em prol do desenvolvimento de mão de obra e o fortalecimento da indústria rondoniense.

   

Jaru - Escola do Senai fica pronta em julho de 2016

 

Com quase 70 por cento das obras executadas, a escola do Senai será entregue a comunidade no final do próximo ano

Com a meta de atender a demanda de capacitação de mão de obra em Rondônia, o Sistema Fiero e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizaram para o município de Jaru a construção do Centro de Excelência em Educação e Tecnologia – CEET.

 

O CEET Jaru contará com 11 salas de aula, biblioteca, dois laboratórios de informática, além de laboratórios de Alimentos, Construção Civil, Eletricidade Predial e Industrial, Eletrotécnica; Automação e Eletrônica. Mecânica de Motos e demais dependências.

 

De acordo com o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, a obra só está sendo possível graças ao apoio do BNDES. Iniciada em agosto de 2014, encontra-se em pleno andamento, com 67,96 % da construção já executada, com previsão de término para julho de 2016.

 

A meta da Fiero, segundo Thomé, é ampliar o número de unidade do Senai. “Identificamos que os empresários estavam limitados e não conseguiam avançar e crescer por falta de mão de obra qualificada. Percebendo esta dificuldade focamos no incentivo da qualificação profissional com a construção de escolas para formar esta demanda da indústria rondoniense”, afirmou.

 

Thomé destaca ainda a importância da contribuição do empresário que é revertida na qualificação profissional. “Só conseguimos alcançar este resultado com a ajuda dos empresários que contribuem com recursos para a implantação destes projetos. No mundo globalizado, o conhecimento é indispensável. Por isso, este investimento pesado na educação profissional em Rondônia”.

   

Senai RO abre mais de 755 vagas para cursos técnicos na capital e interior

As unidades do Senai Marechal Rondon e CETEM, de Porto Velho e também de Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena estão com matrículas abertas para cursos técnicos presenciais e EAD (Ensino a Distância). No total estão sendo disponibilizadas 755 vagas. Esta é uma iniciativa da Direção Regional com apoio da área de Mercado.

 

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé lembra que a missão do Senai é promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria rondoniense.

 

“Este é o momento de por em prática a estratégia necessária para o Senai alcançar os objetivos e fortalecer ainda mais como referência em educação profissional e tecnológica e ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologia para a indústria de Rondônia.

 

Segundo a diretora regional Adir Oliveira, há mais de 50 anos o Senai Rondônia promove a excelência dos produtos e serviços de educação profissional e tecnologia. “Nosso trabalho é cumprir a importante missão institucional e os objetivos estratégicos do Sistema Fiero, focando na satisfação e solução das demandas da indústria, na melhoria contínua dos processos de gestão e no desenvolvimento e valorização dos colaboradores”, afirmou.

 

Cursos

 

A unidade Marechal Rondon oferece vagas para Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Logística. A unidade CETEM, as vagas são para os cursos técnicos de Automação industrial, eletrotécnica, eletromecânica e mecânica industrial. Todos pagos e presenciais.

 

Em Ariquemes, a unidade local disponibiliza vagas para os cursos Segurança do trabalho, edificações, eletrotécnica, automação, sendo os cursos Segurança do trabalho e automação também na modalidade EAD. Ji-Paraná (Técnico em Informática, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Edificação e Logística), Cacoal (Eletrotécnica, informática, Segurança do trabalho), Rolim de Moura (Técnico de Segurança do trabalho e Administração) e em Vilhena, Colorado do Oeste e Chupinguaia, curso técnico EAD em Segurança do Trabalho.

 

De acordo com a assessora de Planejamento e Mercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai/RO) , Elsa Ronsoni, as aulas terão início em agosto. “As expectativas são as melhores, pois como o Brasil necessita de profissionais técnicos, e sem dúvida o Senai terá êxito no fechamento destas vagas disponíveis para entregar ao mercado profissionais qualificados”, disse.

 

Serviço

Escola Senai Marechal Rondon

Av. Percival Farqhuar, 2391 - Arigolândia - Porto Velho – RO

(69) 3211-9501 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escola Senai de Automação Industrial-CETEM

Av. Oreste Floriano Bonato, 001–Qd.03– Distrito Industrial-Porto Velho – RO

(69) 3224-6766 – Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escola Senai Ariquemes

Av. Tancredo Neves, 3822 - Setor Institucional - Ariquemes – RO

(69) 3536-6004 / 3536-7239

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escola Senai Ji-Paraná

Rua dos Brilhantes, 130 - Jardim dos Migrantes - Ji-Paraná – RO

(69) 3421-6535 / 3421-1270

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escola Senai Cacoal

Av. São Paulo, 2427 – Centro - Cacoal – RO

(69) 3441-3093

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escola Senai Bonifácio Almodóvar

Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1425 Vilhena – RO

(69) 3321-3064 / 3322-5496

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

   

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

vídeos, enquetes, informativos e parceiros
You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.
mais vdeos

Em qual modalidade você tem interesse em cursar EAD no SENAI?



Resultados
Cadastre seu email e receba o informativo SENAI